top of page

ÁSIA - UM CONTINENTE DE CONTRASTES

A Ásia é o maior dos continentes, tanto em área como em população. Ocupa um terço das terras de todo o nosso planeta e abriga três quintos da população total do mundo.

A Ásia limita-se a oeste com a África e com a Europa, e a leste com o oceano Pacífico. O extremo norte do continente fica no oceano Glacial Ártico. Mas no Sul, a Ásia termina na região quente dos trópicos, perto da linha do equador.

Nenhum continente se iguala à Ásia na variedade de aspectos naturais. Na Ásia encontram-se algumas das montanhas mais altas do mundo; rios longos; os maiores desertos, planícies e planaltos; as selvas e florestas mais densas.

O ponto mais alto e o mais baixo do mundo ficam na Ásia. O monte Everest, ponto culminante, fica a 8 848 m acima do nível do mar ao longo da fronteira entre o Nepal e o Tibet. As costas do mar Morto, as terras mais baixas do mundo, ficam a 396 m abaixo do nível do mar, na fronteira entre Israel e Jordânia.

Dentre os 49 países da Ásia encontram-se algumas das maiores e menores nações do mundo, tanto em área como em população. A Rússia, situada parcialmente na Europa, mas principalmente na Ásia, é quase tão grande como os Estados Unidos e o Canadá juntos. Mas três nações asiáticas — Bahrein, Cingapura e Maldivas — caberiam dentro da ilha de Marajó.

A população da China ou da Índia é maior do que as populações da América somadas. Mas cerca de dois terços dos países asiáticos tem uma população inferior à da Grande São Paulo.

As nações da Ásia têm diversos sistemas políticos. Os comunistas governam a China e a Coréia do Norte. A Arábia Saudita e a Tailândia, por exemplo, são governados por reis. Os xeques controlam Bahrein, Catar e os Emirados Árabes Unidos. Dentre as nações asiáticas que seguem os princípios democráticos, encontram-se Israel e Japão. Líderes militares assumiram o controle de muitos países asiáticos em períodos conturbados. Os sultões de nove estados da Malásia se revezam no cargo de chefe supremo da nação.

A população da Ásia é tão variada quanto tudo o que diz respeito ao continente. O povo difere enormemente em costumes, línguas, crenças religiosas e o modo de vida.

A civilização da Ásia começou há 4 mil anos, aproximadamente, muito antes de haver começado no ocidente, em termos de economia, cultura e desenvolvimento científico. Os asiáticos fundaram as primeiras cidades, estabeleceram os primeiros sistemas de leis e foram os primeiros agricultores e comerciantes.

Os asiáticos inventaram a escrita e criaram as mais antigas literaturas. Os fundadores de todas as principais religiões do mundo foram asiáticos: Buda, Confúcio, Jesus Cristo e Maomé. Os asiáticos também inventaram o papel, a pólvora, a bússola e o tipo móvel.

Durante o século XVI d.C., a economia da Ásia entrou em declínio, enquanto o ocidente progredia rapidamente. As nações da Europa Ocidental conquistaram grande parte do território asiático entre os séculos XVI e XIX. A defasagem econômica entre a Ásia e o ocidente aumentou ainda mais durante o período da colonização europeia. A maioria das nações asiáticas não tiveram grande desenvolvimento industrial. Permaneceram países agrícolas, e seus agricultores usavam ferramentas, manuais e métodos antiquados.

Quase toda a Ásia colonial conquistou sua independência em meados do século XX. Desde então, muitos asiáticos têm trabalhado para elevar o padrão de vida, incentivando a indústria, a agricultura, e diminuindo o crescimento populacional. As disputas políticas têm dificultado essa tarefa. Depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a Ásia se tornou o centro das lutas entre países comunistas e não comunistas, durante a Guerra Fria. Em muitas nações asiáticas, a luta teve início, quando os comunistas quiseram ocupar o governo dos novos países independentes. Além disso, outras disputas não relacionadas com os comunistas provocaram brigas entre diversos grupos na Ásia. Sendo assim, a Ásia, quase ininterruptamente, enfrenta guerras e ameaças de guerra enquanto tenta resolver todos os problemas.

 

 

POSIÇÃO E LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

A área territorial da Ásia é de aproximadamente 44,5 milhões de quilômetros quadrados, que correspondem a quase um terço de todas as terras emersas do planeta Terra. Nela vivem mais de três milhões de habitantes, número que ultrapassa a metade da população mundial, resultando na extraordinária densidade demográfica de cerca de 70 habitantes por quilômetro quadrado.

Esse extenso território é cortado por três paralelos: no extremo norte, em território da Rússia, pelo Círculo Polar Ártico; no sul, pelo Trópico de Câncer; e, na parte central da Indonésia, pelo Equador.

Localizada quase totalmente no hemisfério norte, com apenas uma parte das ilhas meridionais da Indonésia ocupando o hemisfério sul, a Ásia estende-se inteiramente pelo hemisfério oriental.

Por constituir uma grande extensão continental de norte a sul, a Ásia ocupa todas as áreas climáticas do hemisfério norte: equatorial, tropical, temperada e polar. Estendendo-se grandiosamente também de leste a oeste, é cortada por 11 fusos horários.

Seus limites territoriais são: ao norte, o Oceano Glacial Ártico; ao sul, o Oceano Índico; a leste, o estreito de Bering e o Oceano Pacífico; a oeste, os Montes Urais, a Cordilheira do Cáucaso, os Mares Cáspio e Negro que a separam da Europa, a sudoeste, o Mares Mediterrâneo e Vermelho que a separam da África.

A Ásia é, assim, o maior dos continentes, onde se podem encontrar as mais variadas paisagens e tipos climáticos, como também diversidade de grupos étnicos e padrões de desenvolvimento econômico.

 

A Ásia possui importantes penínsulas, que são:

 

a) Península Arábica: onde se localizam a Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, Bahrein, Omã e Iêmen.

b) Península da Anatólia _ onde se localizam a Turquia;

c) Península do Decã: que abrange a parte centro-sul da Índia;

d) Península da Malaia: onde se situam a Malásia, parte da Tailândia e Cingapura;

e) Península da Indochina: onde estão localizados Vietnã, Laos, Tailândia e Camboja;

f) Península da Coréia: onde se situam Coréia do Norte e Coréia do Sul;

g) Península de Kamtchatka, situada na Rússia.

 

No litoral oriental vamos encontrar vários arquipélagos de origem vulcânica, entre eles os principais são: arquipélago da Indonésia (ilha Java, ilha Bornéu, ilha Sumatra); arquipélago das Filipinas (ilha Luzon e ilha Mindanao); arquipélago do Japão (ilha Hokkaido, ilha Honshu e ilha Kiushu); ilha Formosa (Taiwan); ilha Ceilão (Sri Lanka); Arquipélago de Maldivas.

 

Com relação aos mares podemos destacar:

 

a) Mar Vermelho – banha a costa oeste da Península Arábica;

b) Mar Arábico – Banha a costa sul da Península Arábica e a costa oeste da Península do Decã;

c) Mar Amarelo – Banha a costa nordeste da China e sul das Coréias;

d) Mar da China Meridional – banha a costa leste da Península da Malaia e sul da China;

e) Mar da China Oriental – banha a costa leste da China;

f) Mar do Japão – banha a costa leste das Coréias e a costa oeste do Japão;

g) Mar de Bering – separa a Ásia da América, no extremo leste da Rússia.

 

Existem outros mares menos importantes, mais cabe destacar ainda os golfos de importância histórica e econômica: o Golfo Pérsico, o Golfo de Omã, Golfo de Adén e o Golfo de Bengala.

DIVISÃO REGIONAL DA ÁSIA

Por causa de sua diversidade cultural e sua extensão territorial, a Ásia se divide em cinco regiões:

 

  1. Ásia Centro-norte ou centro-setentrional – parte asiática da Rússia, Cazaquistão, Quirguistão (ou Quirguízia), Tadjiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão

  2. Ásia Ocidental ou Oriente Médio: formadas por Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Chipre, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria e Turquia (asiática).

  3. Ásia Meridional ou Subcontinente Indostânico: formada por Bangladesh, Butão, Índia, Maldivas, Nepal, Paquistão, Sri Lanka.

  4. Sudeste Asiático: Brunei, Camboja, Cingapura, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Tailândia, Timor Leste e Vietnã.

  5. Ásia Oriental ou Extremo Oriente: China, Mongólia, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Taiwan e Japão.

 

ÁSIA RELEVO

A Ásia apresenta um conjunto de cadeias de montanhas bastante elevadas. Nesse conjunto montanhoso destaca-se a Cordilheira do Himalaia, onde se localiza o ponto mais alto do planeta, o Monte Everest, com 8.872m de altitude, na fronteira entre o Nepal e China.

Essa Cordilheira descreve um arco de 2.800 km de extensão, constituindo uma verdadeira muralha entre a China, Nepal, Butão, norte da Índia e Paquistão, e a porção Meridional do continente. Os picos mais altos da Terra, estão localizados no Himalaia, como o Everest, K2, Nanda Devi entre outros.

Além da Cordilheira do Himalaia, há na Ásia outras formações montanhosas importantes como a Cadeia Tian Shan (Cazaquistão e China), Montes Altai e Montes Saian (Mongólia), estendendo-se pelo Afeganistão, Irã, norte do Iraque e sul da Turquia.

 

No relevo asiático encontram-se vários planaltos, que são na sua maioria elevados e extensos. Destacam-se:

a) Planalto do Tibete – ao norte da Cordilheira do Himalaia na China.

b) Planalto da Mongólia – a nordeste do planalto do Tibete entre a Mongólia e a China.

c) Planalto da Arábia – situado na porção oeste da península arábica, na Arábia Saudita.

d) Planalto do Decã – na Índia na porção central do país.

e) Planalto do Irã – localizado na sua maior parte no Irã, estendendo-se pelo Afeganistão e Paquistão.

f) Planalto Central Siberiano – localizado na Rússia.

g) Planalto de Aldan – situado no extremo leste da Rússia.

h) Planalto da Anatólia – localizado na Turquia.

i) Planalto do Pamir – a noroeste do Planalto do Tibete no Tadjiquistão fronteira com o Quirguistão, considerado o “telhado do mundo”, pois apresenta altitudes homogêneas em torno de 5.000m

 

Entre esses planaltos e as cadeias de montanhas, encontram-se as extensas planícies aluviais, formadas pela acumulação de sedimentos transportados pelos rios.

Excetuando-se a planície da Sibéria, todas as planícies da Ásia concentram enorme quantidade de população em função da grande fertilidade do solo, desenvolvendo em larga escala atividades agrícolas de grande importância econômica para todos os países.

 

As principais planícies da Ásia são:

 

a) Planície Siberiana – situada na Rússia, entre os Montes Urais e o planalto Central Siberiano, é a mais extensa do continente, com 7 milhões de km².

b) Planície Indo-gangética – no norte da Índia, ao sul do Himalaia,está localizada esta planície, que é atravessada pelos rios Indo e Ganges e tem grande importância econômica. Essa planície originou-se da acumulação de sedimentos provenientes da erosão das montanhas, trabalho realizado pelas águas dos rios Indo, Ganges e Bramaputra. Os deltas e os vales desses rios são muito importantes para a atividade agrícola, pois são muito férteis.

c) Planície Chinesa – no leste da Ásia, destacam-se a planície Chinesa e a da Manchúria. Na planície Chinesa, aparece o solo loess, de cor amarelada, muito fértil e onde desenvolve-se a atividade agrícola de grande importância para a China.

d) Planície da Indochina – no sudeste da Ásia, que também possui grande importância econômica devido à fertilidade de suas terras.

e) Planície da Mesopotâmia – situada entre os rios Tigre e Eufrates no Iraque, constitui parte da região denominada crescente fértil, apresentando grande atividade agrícola. Acredita-se que foi nessa região que se plantou pela primeira vez no mundo.

 

Outra forma de relevo do continente asiático é a depressão. A maior depressão absoluta da Ásia é o Mar Morto, que se encontra a 392m abaixo do nível do mar. O Mar Cáspio, ao norte do Irã, também está situado em uma depressão.

 ÁSIA HIDROGRAFIA

A maioria dos rios asiáticos nascem na parte central do continente, sendo a Cordilheira do Himalaia e o Planalto do Tibete os dois grandes dispersores de águas da Ásia. Os rios asiáticos, de modo geral, possuem regime misto, ou seja, nival e pluvial, sendo alimentados pelo derretimento das neves e das chuvas que caem no verão.

 

Na Índia, o rio Ganges e o rio Bramahputra nascem no Himalaia e deságuam no golfo de Bengala, onde formam o maior delta do mundo. Possuem grande importância econômica, pois na época das cheias, suas águas fertilizam as terras por onde passam nas regiões rurais.

 

O rio Indo possui sua cabeceira no planalto do Tibete e sua foz no mar arábico, no Paquistão. Com a construção de uma rede de canais, as áreas secas atravessadas pelo seu curso médio foram transformadas em regiões tipicamente agrícolas.

 

Dois rios importantes que banham a planície da China são o rio Yang-tse-kiang ou rio Azul e o Huang-ho ou rio Amarelo. O rio Yang-tse-kiang, nasce no planalto do Tibete na China. Com 6.380km de extensão é o maior rio asiático indo desembocar no mar da China Oriental. O rio Huang-ho, que recebeu essa denominação por carregar em suas águas a terra amarela, denominada loess, um solos mais férteis do mundo, importante para a agricultura chinesa.

 

Na planície da Indochina, o principal rio é o Mekong. Ele nasce na China, na região do Tibete, corta a península de norte a sul e deságua no mar da China Meridional. Em suas margens cultiva-se principalmente o arroz.

 

No norte da Ásia, os rios mais importantes são os que atravessam a planície siberiana, destacando-se os rios Ienissei, Lena, Ob, Amur e o Irtysh. Esses rios têm suas águas congeladas durante todo o inverno e causam grandes inundações na época do degelo.

 

Na parte ocidental da Ásia correm os rios Tigre e Eufrates, que cortam a planície da Mesopotâmia, rios estes de grande importância histórica e econômica para a região do Oriente Médio.

 

No continente asiático observa-se também um grande número de lagos e mares interiores, destacando-se o mar Cáspio entre o Irã, o Turcomenistão, o Casaquistão, a Rússia e o Azerbaijão; o mar de Aral entre o Casaquistão e o Usbequistão; o lago Baikal na Rússia e o lago Balkash no Casaquistão.

ÁSIA CLIMAS E VEGETAÇÃO

A vasta extensão territorial e, portanto, as diferenças de latitude, a presença alternada de áreas baixas e elevadas, a grande influência das massas de ar, a continentalidade e a maritimidade trazem para o continente grande variedade de tipos de clima e, consequentemente, de formações vegetais.

a) Clima Equatorial – corresponde à área atravessada pelo Equador que inclui a Indonésia, Bornéu, Tailândia, parte do Vietnã, Cingapura, Mianmar, Malásia e sul da Filipinas, A Vegetação dessa parte do continente é floresta heterogênea, úmida e densa, semelhante às formações encontradas na Amazônia e no Congo na África. Trata-se de florestas Equatoriais e Tropicais.

 

b) Clima Tropical de Monções – aparece no sul e no sudeste da Ásia, nas penínsulas do Decã  (Índia) e da Indochina (Laos, Tailândia, Vietnã, Camboja), Mianmar, Bangladesh e Filipinas. Esse clima é influenciado por um vento periódico (monçônico), que sopra ora do oceano Indico para o continente, trazendo chuvas e ora do continente para o oceano Indico, provocando uma estação seca. A vegetação dominante é de floresta tropical, mas nas áreas mais secas predominam formações arbóreas e herbáceas que lembram as savanas africanas.

 

c) Clima Temperado – as áreas de clima temperado na Ásia, estão situadas entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, aparecendo no leste da China, Coréia do Norte, Coréia do Sul, norte do Japão e Casaquistão e oeste do continente na Turquia. A umidade é mais intensa principalmente na faixa litorânea do lado do Pacífico. No interior do continente, ao contrário, há pelo menos um período de estiagem. Essas características identificam dois tipos de clima temperado: o temperado continental e o temperado oceânico. A vegetação típica do clima temperado oceânico são as florestas temperadas de folhas caducas e as pradarias (campos) nas regiões de clima temperado continental.

 

d) Frio de Montanha – a influência da altitude é particularmente notável na Ásia, devido a existência de elevadas cadeias montanhosas no continente. Como as temperaturas são muito baixas nas altas altitudes, ocorre formação de gelo e neve nos picos das montanhas, diminuindo um pouco no verão, A vegetação nessas áreas, quando existe, é constituída pelos chamados campos de altitudes, com formações herbáceas de vida curta.

 

e) Climas áridos e semi-áridos – ocorrem em extensas áreas do continente asiático, que incluem a Península Arábica, o Oriente Médio e o noroeste da China. Entre os grandes desertos da Terra, alguns situam-se na Ásia.  O deserto da Arábia (Arábia Saudita), o deserto da Síria (Síria), o deserto de Thal (Paquistão), o deserto de Thar (Índia), o deserto de Lut e o deserto de Kerman (Irã), o deserto de Gobi (China e Mongólia), o deserto de Takla Makan (noroeste da China), o deserto de Carancum (Turcomenistão), o deserto de Neguev e o deserto da Judéia (Israel). De maneira geral, as variações de aridez e semi-aridez estão condicionadas a posição no interior do continente ou a dificuldade de ventos de origem marítima atravessarem barreiras constituídas por elevadas formas de relevo. Devido à aridez desse clima, nessas porções ocorrem as vegetações de estepes (clima semi-árido) e vegetação desértica (clima árido). Nos desertos, em locais onde há um pouco de umidade devido à presença de um pequeno lençol d’água, existem os oásis com diversas espécies vegetais, das quais sobressai a tamareira.

 

f) Clima subtropical – nas regiões de latitudes mais baixas da faixa temperada, as temperaturas são mais altas, aparecendo o clima subtropical, pois é um meio termo entre o clima temperado e clima tropical. Aparece no sul da China, na porção norte do Vietnã, Laos, Camboja, India. Esse tipo de clima apresenta chuvas bem distribuídas por todo o ano. Apresenta vegetação de floresta subtropical, com arvores de porte menor e menos densa que as florestas tropicais, apresentando algumas árvores que perdem suas folhas durante o inverno.

 

g) Clima Mediterrâneo – tem verões quentes e muito secos e as chuvas além de não serem abundantes, só ocorrem no inverno. Essa variação ocorre no Oriente Médio, no litoral de Israel, Líbano, Síria e na Turquia. A condição de verões secos e invernos chuvosos, caracteriza uma variação de semi-aridez, apresentando uma vegetação de mata rala, com árvores pequenas de poucas folhagens e arbustos a chamada vegetação mediterrânea.

 

h) Clima Frio – os verões são muito curtos e os invernos rigorosos, podendo nevar de três a seis meses no ano. No norte da Ásia, na Rússia, o clima frio, subdividido em frio ártico e frio continental, apresenta temperaturas acima de 10ºC apenas durante quatro meses do ano. Nos outros meses, as temperaturas são bem inferiores. Correspondendo a esse tipo e clima, encontram-se a floresta de coníferas ou taiga (frio continental), que tem como espécies predominantes o lariço e o pinheiro, este nos solos mais secos.

 

i) Clima Polar – próximo ao oceano glacial Ártico (altas latitudes) e nos planaltos e montanhas (altitudes elevadas) predomina o clima polar.  No extremo norte do continente, o gelo cobre o solo durante mais da metade do ano, pois a temperatura do mês mais quente não chega a 10°C. Durante o curto verão, surge uma vegetação de pequeno porte, chamada Tundra formada por musgos e liquens. No interior da Ásia, em decorrência da continentalidade, já foram registradas temperaturas abaixo de 70°C negativos.

Viu com o auxílio dos mapas, como a diversidade natural é marcante nessa terra gigante? 
 
10 tipos de clima (Equatorial, Tropical, Subtropical, Desértico, Semiárido, Mediterrâneo, Temperado, Frio, Frio de Alta Montanha e Polar); 
 
10 tipos de vegetação (Floresta Tropical e Equatorial, Floresta Temperada e Subtropical, Tundra, Savanas, Floresta de Coníferas (Taiga), Vegetação Mediterrânea, Pradarias, Estepes, Deserto e Vegetação de Altitude); 
 
O relevo é bem distribuído, com planícies (como a da Sibéria Ocidental; da China), planaltos (como o do Pamir ("o telhado do mundo"); da Arábia; do Decã; do Tibete), depressões (mares de Aral, do Cáspio e Morto, maior depressão do mundo - 395 metros abaixo do nível do mar) e montanhas (como o Monte Everest).

 

Assista a vídeo-aula abaixo para ver os aspectos resumidos da matéria sobre este imenso continente.

bottom of page